Tapioca, a típica comida pernambucana

De origem indígena (tupi-guarani), a tapioca – ou beju – foi descoberta exatamente em Pernambuco e é feita da fécula extraída da mandioca (macaxeira). Pode se referir à essa farinha extraída da mandioca ou à panqueca feita com ela. Por muito tempo, foi o principal substituto do pão nas refeições matinais dos pernambucanos.
A tapioca é tão consumida que, em Olinda, ganhou o título de Patrimônio Imaterial e Cultural da cidade, em 2005. O título foi dado pelo Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda.
Farinha de tapioca
A farinha da tapioca é diferente da comum, pois vem do amido. Depois de retirada da mandioca, a goma é peneirada e, quando os grãozinhos caem sobre uma superfície quente, estouram como pipoca.
As panquecas feitas com a farinha do amido podem ser comidas sem recheio ou recheadas com diversos ingredientes. As doces são as mais tradicionais, como as com leite condensado, goiabada, coco, banana, chocolate ou doce de leite. As salgadas podem ser feitas com presunto e queijo, manteiga, carne seca, linguiça, bacon e outras.
A que mais gostei foi a recheada de presunto, queijo e cebola.
Além das panquecas, diversos outros pratos podem ser feitos, utilizando a farinha de tapioca, como mingau, cremes, bolinhos, pudins e até bebidas, como pajuari, tarubá, tapiocuí e tiquira.
Resultado de imagem para Tapioca

Como preparar Tapioca

O preparo das panquecas de tapioca é muito simples.

– Preparo da farinha
Coloque a fécula de mandioca e uma pitada de sal em uma vasilha. Borrife um pouco de água sobre a goma e mexa a mistura com a ponta dos dedos. Aos poucos, vá adicionando água, até que não grude mais nas mãos. Passe essa mistura em uma peneira.
– Preparo da tapioca
Aqueça uma frigideira antiaderente, espalhe a farinha da tapioca (já é possível encontrar esta farinha pronta em embalagens próprias para venda – sem precisar fazer o preparo acima) até cobrir boa parte da panela.
Espere uns dois minutinhos e coloque o recheio da preferência, assando mais uns quatro minutos ou até que as bordas da mistura soltem da frigideira. Dobre a tapioca. Tem gente que gosta de passar manteiga nos dois lados, assando por mais um minuto cada lado.
Fonte do Site : www.dedmundoafora.com.br