As 7 maravilhas do Estado de Pernambuco

Os principais pontos turísticos de Pernambuco foram escolhidos através de uma campanha que apontou, por meio de uma votação online, os lugares que mais representam o estado. As áreas formam um roteiro especial que pode ser seguido tanto por visitantes quanto por moradores locais.

Os pontos turísticos de Pernambuco escolhidos foram: o arquipélago de Fernando de Noronha, o centro histórico de Igarassu, as cachoeiras de Bonito, o Vale do Catimbaú, A ilhota da Coroa do Avião, as piscinas naturais de Porto de Galinhas e o sítio histórico de Olinda.

Confira também dicas de passeio na cidade de Recife.

Arquipélago de Fernando de Noronha:

Arquipélago de Fernando de Noronha. Foto: Ana Cotta

Arquipélago de Fernando de Noronha. Foto: Ana Cotta. Creative Commons.

Anexado ao estado de Pernambuco e formado por 21 ilhas e ilhotas de origem vulcânica, o arquipélago de Fernando de Noronha é considerado um dos destaques entre as belezas naturais pernambucanas, famoso internacionalmente. As praias do arquipélago oferecem uma agradável opção de mergulho livre, além da visita aos fortes, igrejas, redutos e outros pontos turísticos que revelam Fernando de Noronha um dos mais belos destinos brasileiros. Confirma mais em: www.noronha.pe.gov.br

Centro Histórico de Igarassu:

Centro Histórico de Igarassu. Foto: Patativa

Centro Histórico de Igarassu. Foto: Patativa. Creative Commons.

O Centro Histórico de Igarassu é um dos conjuntos arquitetônicos civil e religioso mais bem conservado do estado de Pernambuco. Você pode fazer uma agradável visita a museus e igrejas, como a mais antiga católica do Brasil, a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião. Outras opções de turismo são: O Rio São Domingos, as Igrejas de Nossa Senhora do Livramento, a Capela de São Sebastião e a Igreja de Nossa Senhora dos Rosários dos homens pretos. Confira mais em: www.igarassu.pe.gov.br

As Cachoeiras de Bonito:

Bonito-PE. Foto: Bart van Dorp

Bonito-PE. Foto: Bart van Dorp. Creative Commons.

Bonito é uma cidade que não carrega seu nome em vão. Conhecida pelas suas belíssimas cachoeiras de, o lugar é um excelente destino combinado de viagem e tem diversas opções de hospedagem nos hotéis-fazenda dos arredores. Para os mais aventureiros, a cidade também traz opções como trilhas, trekking, rapel e muito mais.

Vale do Catimbau:

Vale do Catimbau. Foto: Rodrigo Correia

Vale do Catimbau. Foto: Rodrigo Correia. Creative Commons.

O Parque Nacional do Catimbau está localizado entre o agreste e o sertão pernambucano, nas cidades de Buíque, Ibimirim e Tupanatinga. É o passeio perfeito para quem gosta do mais íntimo contato com a natureza. No Parque, você pode fazer passeios pela caatinga, montanhas, encostas, vales, cavernas, entre outras belezas naturais. Outro marco interessante do Vale é a presença de pinturas rupestres, artefatos de ocupação pré-histórica e formação geológica de arenitos.

Ilhota da Coroa do Avião:

Ilhota da Coroa do Avião. Foto: www.bahia.ws

Ilhota da Coroa do Avião

Localizada no município de Igarassu, a Ilhota da Coroa do Avião tem como principal atrativo seu pôr do sol, que divide espaço com as visitas à praia do Mangue Seco, passeios de jangada e a prática de mergulhos.

As Piscinas naturais de Porto de Galinhas:

Praia de Porto de Galinhas. Foto: Natália Marinho

Praia de Porto de Galinhas. Foto: Natália Marinho.

Localizada no município de Ipojuca, a Praia de Porto de Galinhas é uma das mais visitadas do Brasil. Famosa por suas estonteantes piscinas naturais de águas claras e quentes, formadas entre corais, estuários e mangues. É uma praia de areia branca e coqueirais que encanta a quem a conhece. Bastante frequentada por turistas do mundo inteiro, a Praia foi eleita pela Revista Viagem, da Editora Abril, a “Melhor Praia do Brasil” por 10 vezes. Confira mais em: www.portodegalinhas.tur.br

Sítio Histórico de Olinda:

Sítio Histórico de Olinda. Foto: Prefeitura de Olinda

Sítio Histórico de Olinda. Foto: Prefeitura de Olinda.

Localizado em Olinda, a primeira capital brasileira, é retrato da passagem europeia no Brasil nos séculos XVI e XVII. Vista como ponto estratégico no passado, por ser um ponto elevado no relevo, a denominada “Cidade Alta” preserva os primórdios da colonização brasileira.

Visitado por turistas o ano inteiro, o Centro Histórico de Olinda, tombado como patrimônio da humanidade pela Unesco em 1982, tem entre suas principais atrações os seus edifício

s de estilo barroco, generosas vistas do alto de suas ladeiras e jardins organizados. Os principais pontos turísticos são: Alto da Sé, Igreja da Graça, Catedral de Olinda, Igreja e Mosteiro de São Bento, Convento de São Francisco, Igreja de Nossa Senhora das Neves, Igreja de Nossa Senhora do Carmo e o Museu de Arte Sacra de Pernambuco.