Gastronomia rica em pernambuco

São imperdíveis os pratos à base de peixes e crustáceos, além da tradicional carne de sol, carne de bode, queijo de coalho e a tapioca, que fica ainda mais saborosa acompanhada de um refrescante caldo de cana. E, para a sobremesa, as mais famosas iguarias pernambucanas: o Bolo Souza Leão e o Bolo de Rolo, reconhecidos como Patrimônio Imaterial do Estado.

 

Gastronomia. Os frutos do mar, como a lagosta, são destaque na gastronomia pernambucana - foto: Divulgação Wikimedia Commons. Gastronomia. O Bolo de Rolo é Patrimônio Imaterial de Pernambuco - foto: Divulgação Wikimedia Commons

 

Restaurantes

Pernambuco é o maior polo gastronômico do Nordeste, sendo o terceiro maior do Brasil. A gastronomia é uma vocação natural do pernambucano, facilmente comprovada em todas as regiões do Estado. Não faltam opções de qualidade, que variam de estabelecimentos simples especializados em comida regional, a estabelecimentos da alta gastronomia, passando por pizzarias, churrascarias e lanchonetes.

 

A maior parte dos restaurantes está localizada nos principais pontos do Estado, como no Recife (centro, Recife Antigo, Casa Forte e Boa Viagem), em Olinda, nos shoppings, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Porto de Galinhas e todo o litoral, cidades mais tradicionais do interior de Pernambuco e Fernando de Noronha.

 

Bares

Em Pernambuco não faltam opções de qualidade, que variam de estabelecimentos simples especializados em comida regional a estabelecimentos temáticos especializados em frutos do mar, sobretudo no litoral.

 

Assim como os restaurantes, maior parte dos bares está localizada nos principais pontos do Estado, como no Recife (centro, Recife Antigo, Casa Forte e Boa Viagem), em Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Cabo de Santo Agostinho, Porto de Galinhas e todo o litoral de Pernambuco, além de Fernando de Noronha.

Galeria de Fotos

Clique na imagen para ampliar

Carne de Sol, uma das delícias da gastronomia de Pernambuco - foto: Divulgação Wikimedia Commons.O camarão é bastante popular nos bares de Pernambuco - foto: divulgação Wikimedia Commons.O Bolo de Rolo é Patrimônio Imaterial de Pernambuco - foto: divulgação SETUR/PE.Os frutos do mar, como a lagosta, são destaque na gastronomia pernambucana - foto: Divulgação Wikimedia Commons.Queijo Coalho assado na brasa - foto: divulgação Marcelo Soares/Revista Veja.Arrumadinho de charque - foto: divulgação Prefeitura da Cidade do Recife.O Bolo Souza Leão também é Patrimônio Imaterial de Pernambuco - foto: divulgação SETUR/PE.O Caldo de Cana faz parte da história do povo pernambucano - foto: divulgação SETUR/PE.Um peixe frito à beira mar fica ainda mais gostoso! - foto: acervo Novo Olhar/Ecopassaporte.Tapioca, tradicional pedida no Alto da Sé - foto: divulgação SETUR/PE.Queijo de Coalho com Mel de Engenho - foto: divulgação ACRIMA.