Instituto Ricardo Brennand

“INSTITUTO RICARDO BRENNAND

Instituto Ricardo Brennand

Instituto Ricardo Brennand

 

Instituto Ricardo Brennand (IRB) é uma instituição  cultural brasileira localizada na cidade de Recife, no bairro da Várzea. Fundado em 2002 pelo colecionador e empresário pernambucano Ricardo Brennand, o instituto está sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por trés prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças, circundados por um vasto parque.

O Museu de Armas Castelo São João é de propriedade de Ricardo Brennand que, por mais de 50 anos, tem adquirido pinturas, esculturas, móveis, armaduras e armamentos desde o século 14 até o 21, de países da América, África, Ásia e Europa.

instituto-ricardo-brennand

instituto-Ricardo-Brennand -Coleção de armas Medievais

 

O espaço onde ficam as armas realmente enche os olhos do visitante. São três mil peças, classificadas como de proteção pessoal e exibição, guerra, caça, defensivas e ofensivas, armaduras para cavaleiros e cavalos. A parte das armaduras medievais, muitas delas completas, chamam atenção com seus elmos, manoplas e escudos, utilizados em competições de justas e batalhas. A coleção também tem estiletes, facas, maças, espadas, alabardas, facas, canivetes e bestas, uma espécie de arco e flecha com formato de espingarda.

 

 

Além do castelo, o Instituto agrega uma Pinacoteca cujo salão expositivo tem 1,2 mil m² e um auditório com capacidade para cem pessoas, além de biblioteca com cerca de 20 mil itens como livros, partituras, periódicos, panfletos, discos, fotografias, álbuns iconográficos e setor de obras raras.

Um castelo medieval no Nordeste

Um castelo medieval no Nordeste

 

 

 

 

 

 

O horário de funcionamento é das 13h às 17h, de terça a domingo. A entrada integral custa R$ 20,00 e pessoas com deficiência, estudantes, professores e idosos acima de 60 anos param R$ 10,00, mediante documentação que comprove tais condições.

Importante lembrar que, na última terça-feira de cada mês, a entrada é gratuita para todos os visitantes. Mais informações: www.institutoricardobrennand.org.br e (81) 2121-0352 e 2121-0365.